top of page
Buscar
  • alicersoaresufrj

APRENDENDO A LIDAR COM A TPM

Atualizado: 27 de set. de 2021



A maioria das mulheres que chega para fazer tratamento com acupuntura queixa-se de ter TPM no período pré-menstrual com sintomas de irritabilidade, oscilações de humor, depressão, inchaço, dor nas mamas, dor de cabeça, entre outros. Por muitas mulheres sentirem esses sintomas, pressupõe-se que é um padrão normal e que faz parte do próprio ciclo hormonal. Mas, não, está errado! Apesar de ser comum a apresentação desse quadro em algumas fases, não é normal e não faz parte necessariamente do ciclo.


Eu, particularmente, sempre fiquei bastante incomodada quando ouvia algo do tipo: “Calma, está na TPM?”, ou variações mil disso. Nunca gostei dessa imagem de “mulher louca” que a sociedade tenta construir nas nossas mentes. É mais fácil de engolir, mas tira do foco algo importantíssimo: a saúde dessa mulher, tanto física quanto mental.


Na visão da medicina chinesa, isso de fato não é natural, inclusive é considerado como sinal de uma desorganização do equilíbrio interno da mulher, mais especificamente ligada a energia do fígado, muito propensa a estagnar.


Esse Zang (Órgão), coordena o Qi (Energia) de todo o nosso corpo, permitindo que ele flua livremente. Ele é responsável pelo nosso pulsar interno, jogo de alternância, como contrair e relaxar. É o fígado que nutre os músculos e tendões, disponibiliza a energia necessária para o corpo realizar as atividades diárias, metaboliza e desintoxica o sangue, além de armazená-lo e ajudar o útero na menstruação. No aspecto psico-comportamental, é a energia do fígado que nos proporciona uma boa visão para termos bons planejamentos, tomada de decisão e nos relacionarmos socialmente.



Com isso, podemos perceber que esse órgão é bastante solicitado por nós devido ao estilo de vida que construímos na sociedade atual. Quando sobrecarregado, sua energia pode estagnar ou ficar deficiente, apresentando tais sintomas como a irritabilidade, mau humor, enxaqueca, indecisão, falta de energia, entre outros já citados.


Então, como lidar com a TPM?


Primeiro de tudo, respeitar a característica da energia da fase que está por vir. Fase associada a estação do Outono, o início do recolhimento e que naturalmente a energia global do organismo começará a diminuir. É tempo de olhar para dentro, cuidar de si, digerir tudo o que foi vivenciado nas outras estações e lapidar o que não serve mais. O descompasso, muitas vezes, começa nessa fase do ciclo gerando conflitos internos e estagnação da energia do fígado, pois a vida diária nos chama constantemente para as atividades e necessidades externas. Então, a questão é saber ouvir o que você precisa e se permitir isso, você merece! Flexibilidade e adaptação também são características desse órgão, seja criativa para achar soluções para atender as suas próprias necessidades.


Além disso, algumas mudanças de estilo de vida podem ajudar muito. Hábitos mais saudáveis como, consumos de alimentos naturais como frutas, legumes e verduras no lugar de alimentos com agrotóxico ou industrializados, diminuição do uso de telas eletrônicas, principalmente à noite, de cosméticos em excesso, que possuem muitas substâncias tóxicas ao organismo e ao sangue, como parabenos, formaldeídos e aluminum, e práticas de atividades físicas regular.


Por a fase pré-menstrual poder ser de energias intensas, ainda tem uma natureza Yang bem presente, é possível que você sinta vontade de fazer de tudo, mas cuidado para não causar desajustes no seu corpo. Este é o momento ideal para realizar atividades físicas, como artes marciais, Qi Qong, Yoga ou danças, exercícios excelentes para descarregar, encontrar o reequilíbrio e o ritmo das energias internas.


Quando a mulher permite que o recolhimento e a pausa ocorram, a TPM é sensivelmente menor. Entretanto, a acupuntura, uso de ervas e orientações de dietoterapia também podem ajudar a deixar fluir essa energia e suavizar diversos sintomas da TPM.


Ficou interessada em experimentar acupuntura para não ser mais refém da TPM? Entre em contato comigo: (21) 98124-0083, vou ter o prazer de te ajudar!


Texto: Alice Soares


6 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page