top of page
Buscar
  • alicersoaresufrj

LEITE E DERIVADOS AFETAM MAIS AS MULHERES




Na china continental, o café da manhã é composto, muitas vezes, por sopas, papas de arroz, frango e outros alimentos nutritivos; raramente estão à mesa iogurtes, queijos ou café com leite.


Como soa pra você sopa no café da manhã? Muito estranho, né?

Pois bem, os principais órgãos envolvidos na alimentação, assimilação da energia dos alimentos e produção da energia nutritiva e Sangue são o Baço-pâncreas e o Estômago. Esses órgãos produzem Umidade, uma energia necessária que liga e dá continuidade entre as substâncias! Porém, em excesso, ela leva à estagnação de energia no corpo, podendo gerar diversas complicações e sintomas indesejados, como gases, enjoo, sensação de peso no corpo e dor de cabeça.



A umidade é pesada e na natureza ela tende a descer em forma de chuva. No nosso corpo não é diferente, ela também desce e se aloja principalmente no Jiao Inferior (centro de energia inferior, que fica no baixo-ventre), que nas mulheres encontramos o útero, um reservatório propício para armazenar essa umidade. Então, além de causar deficiência do baço-pâncreas e estômago, gerando inchaços, gases, dor abdominal e má digestão, nas mulheres ela ajuda na formação de massas, miomas, cistos, pólipos, problemas de aderências tubárias, candidíase de repetição, corrimento vaginal e pode até ser uma causa de infertilidade feminina.


O leite e seus derivados são geradores de umidade estagnante pro corpo devido a forma como o consumimos e produzimos. O processo de pasteurização que o leite passa com objetivo de eliminar microrganismos patogênicos, segundo os chineses, faz com que o leite perca seu "calor da vida", sua energia Yang e torna-se um alimento essencialmente frio e úmido de difícil transformação pro corpo com poder de causar muco. Segundo a OMS 75% da população mundial adulta têm algum nível de intolerância à lactose. Aposto que, senão você, você conheça pelo menos uma pessoa próxima que tenha crises de rinite alérgica, acertei? Um dos fatores agravantes dessas crises está na alimentação e consumo de leites e seus derivados.


Por isso, para a Medicina Chinesa (MTC), o leite de vaca deve ser ingerido raramente e não diariamente como estamos habituados, e não são todas as pessoas que irão poder consumi-lo.


"Ah, mas eu tomo leite sem lactose.", você pode dizer, mas, não!, consumir produtos sem lactose não adianta de nada, pois além de ser mais um produto manipulado e alterado quimicamente, ele não perdeu sua natureza fria, úmida e estagnante...


Tá, mas agora e o cálcio?? Como ter fonte de cálcio sem leite?


🥦 Outras fontes de cálcio interessantes para substituir o leite são: leites vegetais (existem diversos, um mais gostoso que o outro, só buscar receitas na internet que você não vai se arrepender), folhas verdes escuras (brócolis, espinafre e couve), gergelim branco e preto, grão de bico, tofu, sardinha, feijão preto, ervilhas, camarão, aveia, amêndoas, entre outros!


A variedade na alimentação é a melhor forma de garantir uma boa saúde, respeitar a sazonalidade dos alimentos também! Tente buscar um equilíbrio, o nosso cérebro e o nosso corpo precisam de estímulos diferenciados para se desenvolverem, o alimento além de ser uma fonte de energia também é uma informação que damos a eles. Então, explore os diferentes sabores que existem, desenvolva seu paladar, busque outras fontes para se nutrir, isso ajuda a estimular sua mente e seu corpo com outras formas de sensações!


➡ Compartilhe essa informação com alguém! Vamos trazer mais consciência para nossos pratos, poder escolher o que comer é um privilégio e a natureza é muito abundante de diversidade para comermos sempre a mesma coisa!


Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário! também vou gostar de saber sua opinião sobre esse assunto.


Texto: Alice Soares



7 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page